segunda-feira, 25 de março de 2019

LEI DA FIBROMIALGIA

O prefeito Ulisses Maia sancionou nesta sexta, 22, lei inédita no país que assegura o atendimento preferencial a pessoas com fibromialgia em estabelecimentos públicos e privados. Também conhecida como Síndrome da Dor Generalizada, a fibromialgia é caracterizada por dor crônica em vários pontos do corpo, especialmente em tendões e articulações.

“Um dia histórico para Maringá e que será referência para garantia de direitos das pessoas com fibromialgia. Aparentemente simples, a lei sensibilizará a comunidade para o conhecimento da síndrome que é invisível, mas que causa sofrimento. Em bancos, lotéricas e supermercados essas pessoas terão prioridade, sem constrangimento, bastando apresentar carteirinha a ser expedida pela Secretaria de Saúde”, explicou o prefeito.

O secretário de Saúde, Jair Biato, lembrou que na atual gestão as Unidades Básicas de Saúde contam com atendimentos de reumatologistas, especialidade até então inédita na rede municipal. “De apenas 29 atendimentos realizados em ambulatório de reumatologia do Hospital Universitário por mês, Maringá conta agora com mais de 200 feitos por especialistas contratados com recursos próprios do
município”, enfatizou.

Para o vereador Flávio Mantovani, um dos autores da lei junto com Chico Caiana, Doutor Jamal e William Gentil, a iniciativa pioneira no país abre o debate para a inclusão na prioridade de atendimento de outras síndromes e doenças graves. “Muitas vezes observamos nos caixas preferenciais que não há atendimento e que pode ser utilizado por clientes com outras doenças incapacitantes e que necessitam de uma prioridade”,afirmou.

A representante da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (Anfibro), Fabiana Mendes, lembra que no país existem mais de cinco milhões de pessoas com diagnóstico de fibromialgia e que a lei em Maringá será referência para outros municípios. “Vereadores nos procuraram para conhecer a iniciativa e criarem projetos de lei para outras cidades. Agradecemos o Flávio Mantovani e o prefeito por nos apoiarem nessa causa”, afirmou.

Fibromialgia

 A fibromialgia está relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central e pode estar associada a outras doenças reumatológicas o que dificulta o diagnóstico. Embora não seja conhecida a causa específica da doença, níveis de serotonina são mais baixos nos portadores e fatores como desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos.

Ainda que não tenha cura, os sintomas podem ser controlados com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos; atividade física regular ajuda contra as dores; acompanhamento psicológico e emocional; massagens e acupuntura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário