sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

“Caso das crianças em carroças na cidade”, NÓS TEMOS A SOLUÇÃO!

Foto de Maringá, enviada ao nosso Blog por leitora.


Todos os dias, recebo denuncia de cavalos ao estilo “pele e osso” sendo espancados e trabalhando até a exaustão nas ruas da cidade. Carroças deterioradas com as rodas tortas, freios cortantes na boca do animal, arreios sem proteção, excesso de peso onde o cavalo mal consegue andar, animais sendo espancados e com feridas abertas desfilam nas ruas da cidade deixando estarrecidos os Maringaenses, e claro, todas as cidades em que são encontradas. Não são poucos os casos de cavalos que “desmaiam” nas ruas da cidade de fraqueza e são espancados até retornar o trabalho. Pilotando estes veículos, encontramos 90% de menores de idade, na maioria com idade entre 09 e 13 anos. (levantamento nosso via entrevista com os próprios condutores).

A Fábrica de Cavalos: Em Sarandi, nossa cidade vizinha, a reprodução de animais para tração virou um grande negócio, criadores vendem, orientam e até alugam os animais para o trabalho.

Os Crimes: Aquele que Vende, empresta, aluga ou autoriza uma carroça a um menor sabendo que este não está indo para escola para trabalhar comete crime e deve ir para cadeia. Sejam os Pais ou o dono dos animais. Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

Crime também quanto a manter em condições precárias os animais, pois isto é maus tratos. Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

Onde denunciar: Todos os canais de denuncias em caso de emergência não funcionam, seja o 190, Conselho Tutelar 3901-1132, Ouvidoria 156 e outros. O único atendimento de qualidade que se tem neste seguimento é a Delegacia de Policia de Maringá, onde sempre agradecemos o grande serviço prestado neste sentido. (vale lembrar que a Policia Civil só atenderá depois do crime cometido, e com a sua denuncia). No ato do crime o correto seriam os demais telefones acima elencados e que não funcionam.

Como a melhor ferramenta que poderia auxiliar na retirada das crianças em carroças, vejo que seria o Conselho Tutelar, mas isto não vem acontecendo.

Segundo a explicação do conselheiro Carlos Bonfim, "o telefone para denúncia 3901-1132 tem equipe deficiente, e aponta a falta de efetivo para resolver a demanda. Por outro lado, o conselheiro afirma que existe boa vontade do secretario da assistência social Ulisses Maia, que articula entre outros municípios para realizar um trabalho integrado, porém o gestor municipal que é o prefeito não o prioriza". Segundo matéria de O Diário, Maringá tem 10 conselheiros tutelares na ativa.

Já encaminhamos ao poder público maneiras de resolver a questão, mas como não tivemos retorno, vale pedir a colaboração dos internautas para acampar estas simples ideias que certamente irão praticamente “zerar” o problema.

Divulgue esta ideia! Aos leitores: Como sabemos que não irá dar em nada, peço a todos que façam a leitura destas ideias, e sugiram mais. No inicio de 2012 iremos entrar com um Ação Popular e precisamos de boas ideias.


3 comentários:

  1. OIII!!
    Sobre esse assunto eu tenho um fato a relatar.
    Estava eu indo trabalhar esses dias, e quando eu estava descendo uma avenida 2 meninos com 2 carroças que estava vindo em direção contraria a minha simplesmente atravessaram o canteiro central para dar meia volta, eu estava de moto, e se não estivesse atenta, com certeza eu não estaría aqui.
    Sou contra o uso de carroças, contra o uso de animais para sobrepeso, alem de serem mal tratados, qunado podem "repousar" ficam amarrados.
    Quem se lembra da égua que morreu amarrada, por ter mexido em uma caixa de abelha o ano passado aqui em Maringá? Sim, um enxame de abelha atacou a égua, e ela, não teve nem como se defender, pois estava amarrada.
    O uso abusivo deste tipo de transporte não não se adapta mais ao modo de vida desta cidade, não por andarem nas ruas, pois eu não ligo nem um pouco para esperarem passar, ou desviar deles, o problema está nas crianças as que as guiam, sem cuidado algum nas avenidas da cidade, alem dos maus tratos que os animais sofrem.

    ResponderExcluir
  2. Eh Flavio....alguma coisa deveria ser feita...eu nao suporto isso...por mim toda vez que visse cavalos maltratados guiados ou nao por criancas a minha vontade eh de descer do carro catar o cavalo e a pessoa que se fo***! Ja arrumei confusao por causa disso..e pior que tem gente que diz ser o ganha pao da pessoa...puxa ela a cachorra menos uma boa pra cuidar se bem que nao cuidam e faz exercico fisico!

    ResponderExcluir
  3. Eles seguem sua sina...tristemente...é só olhar os olhos de um animal de carroça e ver o quão tristes são...mas, ninguém os olha! por achar que são apenas animais e tudo que eles querem e precisam é respeito...principalmente pelo seus donos que os exploram,alguns podem ter a sorte de serem bem cuidados e alimentados mas a maioria sofrem maus tratos. les só pedem por um pouco de misericórdia, água, um capim verdinho e descanso para seu lombo machucado e cansado...quem poderá atendê-los?

    ResponderExcluir