sexta-feira, 15 de julho de 2011

Maringá precisa de 23 Vereadores!



O povo brasileiro lutou com unhas e dentes para conquistar o direito a escolher pelo voto direto seus representantes. A democracia tão sonhada agora parece não ter mais valor ante aos comentários de que “quanto menos representantes melhor”. Não é difícil observar a maioria desinformada da população gritando aos quatro cantos que na política só tem ladrão. É de conhecimento geral que a política Brasileira esta podre em grande parte. Mas a culpa não é do cargo público, mas do político que você “votou” para estar lá te representando. Temos bons e maus políticos, e isto é fato. O aumento da representatividade na Câmara Municipal prevista em Lei é uma oportunidade de participação dos menos favorecidos para terem sua voz ante ao poder público, não culpem a democracia, não joguem a culpa no seu direito de escolha, bem ou mal você é quem escolhe.

O povo não tem que mandar menos, tem que mandar é mais!

Motivos para você apoiar as 23 vagas:

1) A Democracia dá o direito a todos de serem candidatos, mas a grande dificuldade está no fato de que, quem tem dinheiro é quem vence as eleições. Com o aumento de vagas na câmara os candidatos de menor poder aquisitivo tem mais chances, assim você terá oportunidade de ver na câmara, representantes reais do povo e não só os Doutores com dinheiro de sobra para comprar votos a troco de Gasolina e vantagens ilícitas. Aonde estão os defensores do meio ambiente? Os defensores dos animais? As mulheres que deveriam ser a maioria? Os negros? Os trabalhadores? Os representantes dos bairros? Onde esta você nessa história? Talvez seu representante não conseguiu se eleger na campanha passada pois não foi páreo para os endinheirados. Ou, se seu candidato se elegeu, das duas uma, ou você não pode reclamar se ele é ruim, pois foi você quem votou nele, ou então se ele é bom é mais um motivo para aumentar a representatividade na câmara. Obs. Se você é daqueles que não votam, favor desconsiderar este texto, pois nem para opinar você está apto.

2) Na imprensa observamos que reprovar o aumento da representatividade é um grande negócio, dá audiência. Os veículos acabam convencendo o eleitor que o direito dele a ter representantes não vale a pena, afinal “é tudo ladrão”. Diante disso, alguns vereadores com medo de perder votos também afirmam que o melhor é não ter mais vagas mesmo, 15 esta bom. Este pensamento é ridículo, pois assim o próprio vereador assina um atestado de incompetência do poder legislativo. Se o vereador acha que seu cargo gera prejuízos ao município, peça renuncia do mandato já, e seja honesto com seus eleitores ao menos uma vez. Representatividade do povo na câmara é a base da democracia, e partido político que vai contra a democracia não deveria nem existir.

3) A função primordial do vereador é fiscalizar em prol dos que o elegeram, e sem dúvida para o executivo, calar a boca de 15 é mais fácil do que de 23.

4) Os custos. O maior suporte dos comentários desinformados é a elevação de custos, mas pouca gente sabe, ou não quer saber da realidade. A aplicação de quase 100% do dinheiro que você paga em impostos é feito pelo poder Executivo, que por sua vez deve ser fiscalizado pelos vereadores. O valor repassado à Câmara é fixo, seja com 1, 10, 15, 23 ou 100 vereadores. Aumentando para 23 vagas você tem mais fiscais ao seu lado de olho nas ações do executivo. Teremos vereadores corruptos? Provavelmente sim, mas aumentaremos a proporção de bons vereadores, pois quem é corrupto se garante nas eleições, por isso temos que dar apoio aos que irão entrar com o aumento de vagas, tendo mais gente do nosso lado. A Câmara pode economizar, claro, mas isto vai depender da gestão, o volume de dinheiro será o mesmo, economia vai da competência, e mais gente de olho tende a ser melhor.

5) O retrocesso. Segundo o Observatório das Metrópoles/UEM e Fórum pelo direito às Cidades, Maringá em 1950 tinha 38 mil habitantes e 9 vereadores, em 1973 com 121mil habitantes 22 vagas, e agora com 350mil habitantes voltamos a 15 vagas. Imagine o Exemplo: Campo Mourão com 87 mil habitantes terá 17 vereadores, Maringá com 350mil (4x mais) ficaria apenas com 15 vereadores.

6) Todos reclamam da política Maringaense, mas é fato que nossa cidade se destaca por ser uma das melhores do País, sendo assim, não tivemos apenas maus políticos, tivemos bons também, e dar uma chance para novas pessoas é o mais correto e justo com a democracia. Lembre, você não paga por ter mais representantes em seu nome, você paga por escolher mal na hora de votar, o voto é a sua arma, se você escolhe mau ou vende o voto, ai são outros quinhentos. Não culpe a democracia por isso! Sendo assim, vamos apoiar 23 vereadores, pois é nosso direito.


Flávio Mantovani

Presidente do PTB de Maringá



Nenhum comentário:

Postar um comentário