quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente exige explicações da UEM.

Um ofício para a reitoria da Universidade Estadual de Maringá foi enviado pelo promotor José Lafaieti Barbosa Tourinho para Reitoria pedindo explicações sobre o uso dos animais pela universidade.

Entendendo o caso: Até o momento a UEM se nega a dar explicações sobre os procedimentos com animais alegando “Sigilo Comercial”.

Em oficio, Dr. Lafaieti deixa claro à Reitoria que o interesse público e o bem estar animal, é, sem dúvida, mais importante que meros interesses comerciais. E é preciso que sejam esclarecidos quais interesses comerciais são esses praticados em uma universidade pública. O promotor pede também os pareceres da Vigilância Sanitária do município e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) pois estes também tem a responsabilidade sobre os procedimentos.

A suspensão dos procedimentos com animais já foi pedida anteriormente pelo ex-promotor Dr. Ilecir Heckert, mas não surtiu efeito e nem fez com que a UEM apontasse alternativas ao uso dos animais.

Em entrevista ao O Diário de 25/05, o promotor faz seguinte relato:

"A resposta que a UEM nos deu até agora foi muito genérica", afirma Tourinho. "Simplesmente diz que estão usando animais para uma pesquisa de implantes dentários e que depois de algum tempo eles são mortos."

Obs. O prazo para resposta da Universidade Estadual de Maringá acaba em 31 de maio.

Devemos aqui agradecer o Promotor Lafaieti Tourinho, pois mesmo assumindo recentemente a Promotoria de Meio Ambiente, ele esta “botando pra quebrar” nesse caso e em muitos outros. Com isso ganha logo de cara o respeito e a admiração daqueles que lutam no dia-a-dia pelo respeito aos animais e meio ambiente. Parabéns Doutor.


Foto de O Diario em matéria de Luiz Fernando Cardoso.

2 comentários:

  1. Ainda não conheço o Sr Lafaieti Tourinho, mas pode ter certeza que já ganhou 1 fã...
    Conseguiu em pouquíssimo tempo, o que "anteriores" não conseguiu em anos...ISSO SE CHAMA FORÇA DE VONTADE, E RESPEITO PELOS ANIMAIS!!!

    PARABÉNS DR LAFAIETI!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Quando se encontra pessoas de bem que realmente queiram trabalhar pela causa pública, a coisa anda.Parabéns Dr Lafaieti pelo respeito aos animais e pela ética no seu trabalho!

    ResponderExcluir