domingo, 1 de maio de 2011

“Castração é crueldade com os animais”.





Link da postagem no blog do Rigon.

Nosso amigo Ângelo Rigon publicou em seu site um vídeo, onde o protetor Adorno Reis brinca na rua com seus amigos de rua. Adorno assim como Rigon são grandes aliados na proteção animal. Só para se ter uma idéia, nosso amigo Adorno entre sua casa e rua deve cuidar hoje de mais de 100 animais todos os dias.

Mas o que me chamou atenção foram alguns comentários de internautas no site, fiquei surpreso em ver que boa parte das pessoas são contra a castração de animais de rua. Uns acham até crueldade com os animais. Me fez até lembrar um caso relatado pela Maria Eugênia da Sociedade Protetora dos Animais de Maringá, que ao espantar cães durante uma “transa coletiva” no centro, foi xingada pelos passantes de “mal amada”. Kkkk

Vejam alguns comentários:

Marcelão disse:

Respeito muito o seu trabalho Flávio, mas capar os bichos é uma crueldade tamanha.

anônimo disse:

Eu sou totalmente contra a castração , acho uma monstruosas sem tamanho
o Homem querer interferir na natureza, não consigo entender
como um medico veterinário se presta a fazer essa maldade com um animalzinho
que não pode nem se defender,se vcs donos não querem que o animal dêem crias aprendam
a controlar o animal e não deixando sempre solto na rua, e não ficar fazendo essa monstruosidade.

Leonardo disse:

eu sou contra a castração pois voce tem la seu animalzinho e voce castra ele e derrepente quando ele sai daquela sala de cirurgia ele nao e o mesmo que voce conheceu antes a um dia atras ele e quieto nao brinca ele fica gordo e preguiçoso e fora que ele sente dor depois da operação.

Vale lembrar que a castração é a única solução para diminuir a população de cães de rua. Também é bom deixar claro que o cão não sente dor, nem antes e nem depois da cirurgia, continua do mesmo jeito. Em todos estes anos como participante da proteção animal, nunca vi cachorro se transformando em outro por causa da castração. Essa falta de informação nos faz pensar na falta de doadores para campanhas de castração. Para se ter uma idéia.

O que ocorre em 2 anos:

Um cão de rua cruza, destes 2 saem em média mais 10, que da 12.

Seis meses depois, cruzam de novo, dando mais 10 = 10+12= 22.

Seis meses depois, cruzam de novo, dando mais 10 = 10+22= 32.

Apenas 4 meses depois, aqueles filhotes da primeira cruza estão prontos, ou seja, 10x10= 100 com 32 já estamos em 132 cães.

Mais 5 meses e a segunda turma esta no ponto dando mais 100, somamos mais 132 e temos 232 cães.

Logo logo, aqueles 100 estão prontos, 1000+232= 1232.

E ainda tem gente que duvida que Maringá tenha 50mil cães de rua, já pararam pra pensar que são todos parecidos?


30 comentários:

  1. olha mais um no blog do rigon:
    anônimo disse:

    Já fui a favor, mas pensei melhor e hoje vejo que essa atitude é muito COVARDE.
    Castrar animais de rua não resolve o problema de sofrimento pois após a cirurgia os pobres animais, que não foram questionados se queriam ou não terem passado por tal procedimento, continuam nas ruas:
    1 passando fome
    2 contraindo doenças
    3 sendo maltratados pelas pessoas
    4 sendo atropelados
    5 envenenados
    5 abandonados
    6 sem abrigo da chuva, do Sol e do frio
    7 têm a produção de hormônios alterada e assim prejudicando seu organismo e muitas vezes deixando o animal depressivo

    Tudo isso sem contar que vai contra os princípios morais e éticos, já que se está MUTILANDO os animais ao invés de encontrar abrigos seguros.

    O Governo ao invés de dar assistência, procura soluções radicais, apenas TAPANDO O SOL COM A PENEIRA.

    Se analisarmos com calma, veremos que estamos sendo nazistas, veja o que diz o dicionário a respeito da palavra mutilar:

    1 Cortar, decepar, retalhar qualquer parte exterior do corpo de: Mutilar cadáveres. vtd
    2 Cortar (algum membro do corpo): Mutilar braços, pernas. vtd
    3 Cortar ou destruir parte de; truncar: Mutilar estátuas. Mutilar uma obra literária. vtd
    4 Cortar os ramos de: O mau jardineiro mutilou as árvores. vpr
    5 Realizar em si próprio qualquer mutilação: Mutilara-se num ato de desespero. vint
    6 Realizar mutilações: Os selvagens mutilavam, sem piedade. vtd
    7 Amesquinhar, diminuir o merecimento de: Mutilar os méritos, mutilar o valor de alguém ou de alguma coisa. vtd e vp

    ResponderExcluir
  2. Todos estes comentarios na minha opniao sao absurdos , mais absurdo ainda este ultimo , Pessoas preferem entao , animais abandonados pelas ruas sem tratamento sem amor sem carinho , sendo muitas vezes vitimas de atropelamento , pelo menos queles que sabem que podem cuidar de um dois ou cem animais como nosso protetor adorno reis sabe de seus limites o duro é perder o controle da situação e ver os bichinhos sofrendo na rua , QUEM AMA ANIMAL ASSIM COMO EU AMO MUITO , nao combina com esta ideia . se eu for falar td que penso aqui nao paro , aos anonimos ou nao procuram se informar melhor com veterinarios sobre o assunto , vcs estao totalmente leigos qto a castração ....

    ResponderExcluir
  3. Se as pessoas acham que castrar seu animal é crueldade, então seja RESPONSÁVEL, cuide de seu animal para que ele saia fazendo filhos por ai!!!
    Crueldade é deixar uma cadela de rua, desnutrida, parir inumeras vezes sem condição nenhuma. É parir inumeros cães para que sejam mortos por "pessoas" ridiculas que judiam de cachorros, estupram cachorros, adotam um cachorro e quando não quer mais manda matar... isso sim que é legal né gente!!! Deixar elas parirem na rua e ver sua cria sendo atropelado assim que começam a andar.

    Aaaah!!! vc ja viu aquela cachorrada andando na rua atras de uma fêmea no cio?? Você ja viu quantas brigas saem ali??? Voce ja pensou quanta doença se passa por ali???

    Você sabe o que é TVT?? Tumor venereo transmissivel?? Se é venereo e transmissivel, então adivinhe como se passa??? Siiiiiim, atraves do acasalamento dos animais, ou seja, uma DST. Você ja viu uma animal com TVT fazendo quimioterapia? Você ja viu um animal com sua genitalia sangrando, com pus, horrivel devido a essa doença? Eu já vi!! E sei quanto é eles sofrem com isso!!

    Então gente, mude seus conceitos sobre crueldade!!

    Quem gosta de Sexo são os humanos. Os animais só seguem seus instintos. Só vão atras quando tem o hormonio no ar. Se não tiver... não vao!! Você ja viu alguma animal acasalando se não se tem cio???

    MUDEM SEUS CONCEITOS. NÃO SEJAM EGOISTAS!!!

    Nathália N.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus do céu quanbta desinformação... dizer que castrar animais é crueldade? Crueldade é deixar esses bichinhos se reproduzirem indiscriminadamente e deixa-los a merce do frio, da chuva, da fome, das maldades humanas nas ruas... Infelizmente não podemos recolher todos os animais das ruas. Ainda bem que temos muitas pessoas que se unem e ajudam a tratar e recolher um grande numero de animais abandonados. Crueldade é comprar um cachorro e depois abandona-lo. Crueldade é deixa-lo sozinho em casa, é maltratar. Castração para quem não sabe, diminui inclusive a chance do animalzinho ter cancer no uetro quando femea.
    Sou a favor sim. E os que não tem informações procurem m veterinário para saber, antes de levantar uma bandeira sem ao menos ter informações a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crueldade é arrumar um cachorro, castrá-lo, vê-lo ficar doente, não ter dinheiro para comprar o hormônio e depois jogá-lo na rua porque não aguenta criar.

      Excluir
  5. Meu Deus! Quanto absurdo!!! "O animal não pediu para ser castrado"...o que é isso?????????????? Ah, então esse animal pediu para ser abandonado, pediu para passar fome??? É por isso que a cada dia eu desacredito ainda mais nesses tais 'seres humanos' e amo muito mais os animais.
    E castração, é sim, um ato de amor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e quanto você cobra pra castrar?
      vc ganha não ganha?, quando agente pergunta se deu a vacina você é daquelas que falam que vacina é particular né?
      castração não é particular?
      Por o microship até vai, ajuda a descobrir quem abandonou, mas castrar é coisa de veterinario filhinho de papai que se forma pagando!

      Excluir
  6. Quem é contra a castração nunca presenciou uma gata ou cadela prenhe ou uma ninhada de gatinhos ou cachorrinhos jogados fora, em datas vazias, nas ruas, pelos ditos "humanos", para que sobrevivessem à própria sorte (o que é difícil, ninguém vive de vento)e talvez nunca tenha nem se indignado com isso...Se aqueles animais do ignorante comentário acima, tivessem sido castrados, não estariam aumentando mais e mais a população de animais esqueléticos doentes e abandonados. Gente que pensa como ele abandona sem misericórdia, e o que é pior nunca faz nada para ajudar e ainda critica quem faz. Se não tem o que falar, idiota, fica calado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENTAO VÁ A CAPTURA DESTE HUMASNO QUE LARGOU A CADELA PRENHA E O CASTRE, MAS NAO CASTIGUE O ANIMAL COM A CASTRAÇÃO POR CAUSA DE FALHAS HUMANAS

      Excluir
  7. Aos anônimos que se dizem CONTRA A CASTRAÇÃO, favor passar seu nome e endereço se tiverem coragem...já que são contra, todas as ninhadas de filhotes abandonados, cadelas no cio que tiverem nas ruas, vamos entregar pra vc cuidar...doar...controlar o cio...cuidar...doar...e assim pelo resto de sua vida...só assim vc ver realamente o que é CRUELDADE!!!...Vamos ver se continua com essa opinião mesquinha, ou se seu cerebro consegue evoluir pelo menos um pouco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. evoluir?
      vc acha que o mundo está tão bem assim que está em evolução?
      acorda, o mundo é um caos, pessoas ganham com o sofrimento seja animal ou humano!
      criam doenças em laobratorio e vendem a vacina e a cura e você fala em evolução?
      monsanto é evolução?
      ser anônimo é a única forma de se proteger de gente conchavada que vive espionando os outros pra depois entragar, viva ser anonimo!, a internet surgiu assim e não por idiotas que gostam de facebook e twitter!!!

      Excluir
    2. Fia, os animais não precisam da gente não. Quem precisa da gente são os nosso filhos e a nossa família.

      Excluir
  8. Claro que eh crueldade. Ja defenderam isso com pobre e com cidadao de paises em desenvolvimento.

    Porque o senhor nao se castra a si mesmo? Porque nao temos mais eunucos?

    Porque nao se castra um amigo. Voce soh castra uma propriedade.

    Concordo plenamente com o Flavio Montovani. Voce nao esta castrando o animal pelo bem dele, mas pelo seu proprio conforto.

    Ele continua na rua sofrendo e agora nao pode nem mais dar umazinha com a cadela da outra esquina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente a minha opinião. O dono castra o animal por puro conforto e benefício proprio. Meu veterinário disse q seria bom castrar para evitar doenças da próstata. Homens, multilem-se.... mulheres, retirem seus úteros! Com toda certeza iremos evitar o câncer também. ... o que mais poderiamos tirar para evitar as doenças? !

      Excluir
  9. Nunca, nunca,mas nunca mesmo, castrarei meu gato, ou meu cão, ou qualquer animal.

    Por que voces não castram seus filhos e filhas ainda bbes para que nao sejam * escravos* dos instintos sexuais, não desenvolvam cancer de mama , de próstata,não engravidem na adolescencia nem queiram saior para baladas e se expor a drogas e bandidos, nem procriem aumentando a população humana neste planeta ja superpovoado??

    ResponderExcluir
  10. Castração é uma prática nazista e sanitarista. O único sofrimento eliminado é de pessoas egoístas que acham que o mundo é somente delas. Sou contra a castração de cães e gatos porque não vejo o mesmo empenho em pragas urbanas como ratos, morcegos e pombos. A castração não resolve o problema de abandono, aliás, as pessoas descartam o animal porque ele fica muito dependente e apático.

    Se for para criar um animal adotado, vou procurar um que sofreu acidente ou nasceu com má-formação, nunca um animal que foi mutilado por egoísmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cONCORDO PLENAMENTE... Absurdo pessoas que pensam só no bem estar delas. Vamos castrar esta população humana pra termos mais agua disponivel, mais empregos... Tudo pelo bem estar populacional. afff

      Excluir
  11. A única opinião mesquinha aqui são de pessoas que se julgam no direito de decidir o que deve ou não exisitir, talvez vocês devessem fazer campanha pelo extermínio e esterilização de pobres, se os pobres forem esterilizados as crianças de ruas vão deixar de existir, será uma solução igual a esta que estão propondo para os animais de rua.

    Porque se trata de um animais, a vida deles vale menos do que a de seres humanos? Vocês não gostam de animais, vocês gostam do nazismo.

    Apesar de estar falando sobre animais, fico muito triste em saber que o nazismo não acabou.

    ResponderExcluir
  12. Os cães e gatos, que apesar de procriarem bem menos que os coelhos existem no planeta a milhares de anos e a castração tem menos de 100 anos, bom como essa conta não fecha onde estão os 300 trihões de cães e gatos???? sabe qual o problema? tiramos o habitat natural desses bichos, e quem foi???? justamente aquele povo que olha um bicho na floresta e diz... "ai que bonitinho" coloca dentro de um carcere para viver uma vida que o animal nao quer........ NÃO EXISTEM ANIMAIS ABANDONADOS......... ANIMAIS SÃO LIVRES.... não precisam de donos precisam de respeito coletivo, na índia por exemplo a coletividade cuida de animais e nenhum vive sob carcere, não existe animal de estimação as pessoas simplismente repeitam o jeito dos animais de viver, há mais os animais brigam, ficam fedidos, ficam machucados, morrem.......pois é característica parecida com os seres humanos, mas pelo menos nenhum animal te amarra numa corrente e te prende na merda dum apartamento, ou manda cortar suas cordas vocais pra voce não latir, nenhum animal te amarra e te leva pra uma cirurgia pra vc nunca saber o que é o afeto de ter um filho........ sou absolutamente contra a castração de animais acho q eles devem ser livres para serem o que são e não bichos de pelúcia ou objetos de enfeite numa casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... pensei que só eu tinha este pensamento... cheguei a pensar que estava ficando louco , mas o que vc disse é o meu pensamento desde criança ....Concordo plenamente com vcs.....

      Excluir
  13. Essa gente que gosta de castrar, é uns veterinariozinhos mau formados que ganham uma merreka dando banho e tosando cachorro!
    NAZISTAS!!!
    NAZISTAS!!!
    NAZISTAS!!!
    NAZISTAS!!!

    ResponderExcluir
  14. pra castrar eles são alucinado, mas vacina que é bom nada!!!!
    eles não fazem a vacinação, eles só castram animais que sobreviveram após 1 ano, que se imunizaram sozinhos aí eles castram!!!
    Porque eles não vacinam?
    principalmente o ciclo inicial de vacinas?

    ResponderExcluir
  15. Essa onda de castração é um dos maiores equívocos que está sendo praticado. Isso não resolve a questão do abandono, castrar não dá educação para o dono que precisa cuidar de seu animal, castrar não impede que os animais seja jogados na rua porque estão velhos ou doentes.

    A única vantagem da castração é para pessoas sem responsabilidade alguma que criam animais soltos pelas ruas, usando a rua como latrina.

    ResponderExcluir
  16. Eu castrei meu cachorro bem filhote e me arrependi muito, ele cresceu e começou a ficar doente e não tive condições de comprar o hormônio ou a ração que ele precisava. Eu tive que doá-lo porque ele ficou com problema hormonal, caiu todo o pelo dele. Fiquei muito triste porque gostava dele e tive que desfazer porque não consegui manter os remédios, ele ficou doente porque castramos.

    ResponderExcluir
  17. muita gente quer castrar porque querem ter um cachorro fêmea e quer ter a liberdade de soltar na rua todos os dias para fazer as necessidades na rua sem ter que acompanhar e ainda sem correr o risco dela voltar prenha!
    no iterior essa é a preocupação!
    quanto ao abandono, é tudo besteira, eles abandonam castrado mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. resumiu bem
      eles castram por comodismo não porque pensam no animal
      se pensassem no animal como filhos, não fariam tal covardia...

      Excluir
  18. A castração além de covardia, vai contra o princípio da vida, que é a "perpetuação da espécie", direito de todo ser vivo.
    O mais irônico é que isso é "mutilação", como diz o dicionário (retirar partes sadias de um animal).
    *incoerência num dos textos de quem defende essa covardia: não é o único meio de evitar crias indesejadas.
    O melhor meio é "separar" machos e fêmeas. Poderíamos castrar as pessoas que defendem tanto essa prática!
    Começando por castrar lhes o cérebro, já que não serve pra nada!
    Tenho pena dessa pessoas, mas cada um usa seu cérebro do jeito que consegue e infelizmente algumas pessoas nem sabe usá lo, como essas pessoas hipócritas.

    ResponderExcluir
  19. PESSOAS SEM UM PINGO DE ESPIRITUALIDADE NA ALMA... O animal tem que viver a natureza dele... Nem vou dizer que sou contra a castração porque vai vir um monte me contrariando... Então digo o seguinte: DEUS É CONTRA A CASTRAÇÃO !!! --> CRESCEI O VOS MULTIPLICAI... O que acontece é que o ser humano não tem amor pelos animais, trata-os animais de rua como "VIRA LATA", como pragas etc. e o que seria dos veterinários sem a arrecadação das castrações ? eles precisam trabalhar né !!! Logo são a favor... A partir do momento em que as pessoas tiverem mais amor pelos animais, tudo muda... Aqui na terra são vistos como pragas, mais CRENTES de igreja ("Cobiçados em ir pro céu") lá vão querer tratar como filhinhos de Deus lá no paraíso...

    ResponderExcluir
  20. https://www.facebook.com/contracastracaoemanimais

    ResponderExcluir