terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Animais em testes de cosméticos: pesquisa da FSA aponta a necessidade de um selo de identificação

Pesquisa revela que consumidores deixariam de consumir produtos ao saber se empresa realiza testes em animais

Pesquisa realizada pela Fundação Santo André revela a necessidade da criação de um selo de identificação em todos os cosméticos, informando se a empresa utiliza animais para testarem seus produtos. O trabalho realizado pelo biólogo Thiago de Jesus Oliveira intitulado "Bioética: a utilização de animais em testes de cosméticos" teve a professora Dagmar Santos Roveratti, como orientadora e ouviu 100 pessoas. Foi constatado que 98% são favoráveis ao selo e, destes, 40% dos consumidores não comprariam o cosmético sabendo que foi testado em animal, 55% continuariam a consumir e 5% não responderam a questão.

De acordo com o Pólo de Cosméticos do ABC, a expectativa do segmento é registrar alta de 16% e, ao todo, o Brasil está em quinto lugar entre os países que mais consomem cosméticos do planeta, com 1.528 empresas atuando neste setor. É o oitavo em termos de quantidades de empresas de cosméticos no mundo, o que contribui para a geração de 2,5 milhões de empregos no país, o que representa 2,7% da população economicamente ativa brasileira. Mas, os consumidores ainda desconhecem os métodos utiliza dos para testar tais produtos. Segundo a pesquisa, 74% dos entrevistados responderam que sabiam sobre a utilização de animais e 24% responderam que não.

Os animais que são utilizados em testes nas indústrias de cosméticos são: ratos, camundongos e coelhos, que são sacrificados logo em seguida. De acordo com Oliveira, o projeto também prevê que os consumidores devam saber que existem alternativas para alguns testes desnecessários que ainda são efetuados nestes animais. A maioria dos entrevistados foram pessoas de 21 a 30 anos, representando 58% da amostra. Quando o trabalho é dividido por gêneros o total é 32% homens e 68% mulheres.

Proposta - A proposta do projeto ainda aponta métodos alternativos já utilizados por algumas empresas que dispensam a utilização de animais. De acordo com Oliveira, é importante para os usuários saberem, como são os testes realizados para garantirem a segurança aos animais. "É justo que as pessoas possam optar se querem ou não comprar um produto de uma empresa que utiliza animais em seus testes."

A pesquisa revelou que as pessoas entrevistadas não sabem quais empresas nacionais testam ou não seus produtos em animais. "Por este motivo, seria interessante o 'selo de identificação' destas empresas ou produtos", conclui.

fonte:
Sérgio Pires
Assessoria de Imprensa Fundação Santo André
Comunicação, Eventos e Concursos
sergio.pires@fsa.br
imprensa@fsa.br
www.fsa.br

Instituto Nina Rosa - Projetos por amor à vida
Organização independente sem fins lucrativos
http://www.institutoninarosa.org.br

3 comentários:

  1. Mas se não for testado em animais, onde serão testados esses produtos?

    ResponderExcluir
  2. Como no resto do Planeta, fazem in vitro e etc.

    ResponderExcluir
  3. Anónimo, já que tem uma preocupação tão grande relativamente à realização desses testes, porque não voluntaria para ser cobaia? Afinal, é você (e aqui "você" representa o ser humano) que quer usufruir dos resultados desses testes, e não esses animaizinhos, não é?
    Ah! Aproveite e leve também os seus filhos, para serem tratados como objectos miseráveis que não sentem dor nem emocional nem física, como se tivessem sido criados para serem assassinados de formas extraordinariamente cruéis.

    Depois mande notícias a dizer se aquele shampoo é seguro ou não, ok? (:

    ResponderExcluir