quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aqui ninguém é otário por ingenuidade, é tudo simulação, tudo estratégia.



Assistindo TV essa semana, fiquei besta (mais do que já sou). Ao falar do aumento da tarifa dos pedágios, um programa exibia a população nas ruas dando sua opinião. Achei fantástica a demonstração de imparcialidade ali apresentada.
Um fala mais ou menos assim: É justo o aumento, pois o serviço é fantástico. Outro dizia, é tão pouco o aumento diante do serviço!
Em resumo era tanta gente elogiando o aumento que quase me deu vontade de ligar na Viapar e propor que seja pelo menos uns vintão de aumento!

Um texto que achei na net cabe bem aqui:
Não somos otários, como pensam. Somos hipócritas. Isto é, otários conscientes, otários assumidos, otários porque o contrário seria sucumbir ao amoralismo dos outros. Otários porque alguém neste país tem que fingir que é virtuoso. Para que a hipocrisia funcione e nos salve do caos é preciso que a maioria faça seu papel: de otários. Nenhum brasileiro tem dúvidas de que é logrado em tudo, e não só no balcão da farmácia. A política que lhe vendem há anos também é para otários. Essa elite é essa elite porque há anos logra os otários, ela não existiria se os otários não estivessem compenetrados no seu papel. Aqui ninguém é otário por ingenuidade, é tudo simulação, tudo estratégia. São os otários que sustentam a República. “No Brasil, a hipocrisia é uma forma de patriotismo."
Luis Fernando Verissimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário