segunda-feira, 17 de maio de 2010

Enviada pelos amigos da OPAA! - Organização de Proteção Animal de Arapongas

O QUE É A POSSE RESPONSÁVEL?

Cães e gatos são dependentes física e afetivamente dos seres humanos. Portanto, cuidar desses animais significa assumir total responsabilidade pelas suas atitudes, mantê-los em perfeitas condições de saúde, ter cuidados, contenção e afeto.
Antes de adotar um animal, pense que seu tempo médio de vida é de 12 anos e que deverá cuidar dele com amor e responsabilidade enquanto ele viver.
Pergunte à sua família se todos estão de acordo, e se há recursos necessários para mantê-lo. Verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados quando você for viajar. Lembre-se que o animal não é um objeto. Portanto não adote-o apenas para guarda, para caçar ratos ou para brincar com seus filhos enquanto é filhote. Ele tem sentimentos e deve ser tratado com amor e respeito.
A saúde psicológica do animal também é muito importante. Dê atenção e carinho a ele todos os dias.
Veja abaixo os cuidados a serem tomados com seu bichinho:





ALIMENTAÇÃO
Ofereça ao seu animal ração apropriada para sua espécie e idade. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia e os filhotes de 4 a 6 vezes ao dia. Mantenha sempre água limpa e fresca à disposição.
Mantenha a ração de seu animal em recipientes fechados para evitar a proliferação de ratos, baratas e formigas.


--------------------------------------------------------------------------------

ABRIGO
Seu animal deve ter um local limpo, seguro e coberto onde ele possa se proteger do tempo. Esse local deve ser arejado e deve haver espaço para ele brincar e tomar sol quando quiser. Evite deixar seu animal preso em correntes curtas. Muitas pessoas mantém seus animais permanentemente amarrados e isso é crueldade. Não adote um animal para esquecê-lo acorrentado no canto de seu quintal.


--------------------------------------------------------------------------------

DOMICILIAÇÃO
É importante que o seu animal não tenha acesso à rua. Ele deve ser mantido nos limites da casa e do quintal. No caso de gatos coloque telas nas janelas e portões. No caso de apartamentos as telas de proteção nas janelas são imprescindíveis.
O animal deve ser domiciliado pois se ele for à rua sozinho pode se perder, ser atropelado ou sofrer maus tratos.


--------------------------------------------------------------------------------

SAÚDE DO ANIMAL
Procure um veterinário quando seu animal ficar doente ou se ferir para que ele receba os devidos cuidados, além da vacinação e vermifugação que devem ser feitas anualmente. É importante também aplicar um anti pulgas e carrapatos de acordo com a orientação do veterinário.


--------------------------------------------------------------------------------

HIGIENE
Cuide da higiene do seu animal. Informe-se com o veterinário a forma e a frequência dos banhos para seu animal. É importante também manter o lugar que ele fica limpo. Para os gatos, deixe sempre a caixinha de areia limpa, pois eles não gostam de fazer as necessidades em caixinhas sujas.


--------------------------------------------------------------------------------

ESTERILIZAÇÃO (CASTRAÇÃO)
A esterilização é um método eficaz e saudável para evitar as crias indesejadas, contribuindo assim para o controle populacional e diminuindo o número de animais abandonados. Procure um veterinário, uma ONG que faça campanha de esterilização ou o órgão público de sua cidade responsável pelo controle de animais (CCZ).
Pense: os filhotes de seu animal poderão ser abandonados como muitos dos animais que vemos hoje sofrendo nas ruas. Castrar é um gesto de amor e responsabilidade.


--------------------------------------------------------------------------------

REGISTRO / IDENTIFICAÇÃO
Em algumas cidades o Centro de Controle de Zoonoses possui um cadastro de animais onde ficam registrados os dados do animal e do proprietário. Faça o registro do seu animal. Em São Paulo esse registro é o RGA e pode ser feito no CCZ ou em estabelecimentos veterinários credenciados.
É importante colocar na coleira de seu animal uma plaquinha com esse registro e com seu telefone. Caso ele se perca, quem o encontrar facilmente poderá entrar em contato.


--------------------------------------------------------------------------------

PASSEIOS
Os cães adoram passeios. Leve seu cão para passear, mas USE SEMPRE COLEIRA E GUIA para evitar fugas e atropelamentos. Caso ele seja bravo é necessário utilizar a focinheira para impedir que ele agrida outro animal ou até mesmo pessoas. Durante os passeios sempre recolha as fezes de seu animal.
Os gatos não se adaptam bem aos passeios. Para eles o bom mesmo é ficar em casa. Quando precisar transportar seu gato leve-o em gaiolinha apropriada para evitar que ele fuja e se perca.


--------------------------------------------------------------------------------



NUNCA ABANDONE UM ANIMAL!!!
O abandono de animais é um ato de extrema crueldade e irresponsabilidade, pois eles não conseguem viver sem o nosso cuidado. A maioria dos animais de rua acabam mortos por atropelamentos, agressões, envenenamentos, doenças ou até mesmo por fome e sede.
Ao adotar um animal, ele está sob sua responsabilidade enquanto viver. Deverá cuidar bem dele e respeitá-lo. Ele precisará de certos cuidados, e é necessário estar disposto a gastar um pouquinho com ele.
Um animal não é um mero objeto, mas sim um ser vivo que tem sentimentos assim como nós. Quando alguém quer adotar um animal, tem que estar ciente de tudo isso e disposto a assumir o compromisso, caso contrário, é melhor não adotar. Além do mais, abandonar animais é crime!

6 comentários:

  1. Obrigado por divulgar, apreciamos muito o seu trabalho, e contamos com a união das ong's do Paraná para conseguirmos assegurar os direitos dos animais. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. A OPAA está com todo gás, focando nos animais. Promovendo a causa animal.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns...adorei essa postagem....amo muitos os animais....

    ResponderExcluir
  4. É isso ai vamos proteger os nossos bichinhos de toda crueldade e de toda maldade que o bicho homem tem em mentes porque esses animaizinhos precisam da gente vamos la com toda força valeu Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. nossa acho super enteressante esse trabalho de vcs é com pessoas como vcs que nos levam a pensar que existe pessoas boas no mundo parabens pelo trabalho e não parem nunca

    ResponderExcluir
  6. NÃO SEI SE AQUI EM ARAPONGAS EXISTE MESMO UMA ONG,POIS TODAS AS VEZES QUE PRECISEI FALAR COM ALGUEM ENCARREGADO,NUNCA ATENDERAM AO CELULAR.
    ACHO QUE SE REALMENTE EXISTE ESTA ONG ,FALTA TER ALGUEM RESPONSAVEL.

    ResponderExcluir